domingo, 15 de setembro de 2013

Previsão da Temperatura da Água na Albufeira de Castelo do Bode



O blogue castelodebode.blogspot.com realizou um estudo com o objetivo de obter de uma forma expedita a temperatura da água na albufeira de Castelo do Bode, a partir da temperatura do ar. Para isso foram realizadas medições diárias da temperatura da água na albufeira e comparadas com a temperatura do ar, durante o ano de 2012.
Os valores da temperatura da água dependem de muitos fatores externos que não são constantes de dia para dia e por isso uma estimativa da temperatura da água a partir da temperatura do ar apresenta sempre um erro associado. Durante o ano de 2012 a temperatura média mensal da água, registada ao início do dia na albufeira variou entre os 11.6°C do mês de Fevereiro e os 24.3°C do mês de Agosto. Por outro lado a temperatura média mensal do ar variou entre os 6.9°C do mês de Fevereiro e os 22.3°C do mês de Agosto.


Com base nos dados obtidos a melhor expressão para obter a temperatura da água ao início do dia na albufeira foi construída tendo como variável a temperatura média do ar do dia anterior:


Tw = 0.7TA(-1) + 7.71



onde:
Tw – Temperatura da água na albufeira de Castelo do Bode às primeiras horas do dia
TA(-1) – Temperatura média do ar do dia anterior na zona da albufeira de Castelo do Bode

Como a temperatura da água da albufeira não é constante ao longo do dia foi necessário introduzir um elemento adicional à expressão acima para saber a temperatura da água numa determinada altura do dia. Apesar da relação da evolução da temperatura da água com a temperatura do ar não ser constante ao longo do dia, como aproximação poderá considerar-se que por cada 1°C que a temperatura do ar sobe ou desce ao longo do dia, a temperatura da água sobe ou desce 0.1°C.
Apesar da expressão encontrada ter um erro médio associado de 1.7°C é possível concluir que em 90% do ano de 2012 a temperatura média da água na albufeira de Castelo do Bode foi superior à temperatura média do ar.
A temperatura da água numa albufeira é um fator muito importante para a atividade e crescimento biológico mas também importante para as atividades de recreio que se praticam durante os meses de Verão. Desta forma todos os utilizadores da albufeira de Castelo do Bode têm agora mais um método ao seu dispor para conhecer a temperatura da água.

Poderá descarregar o estudo completo no seguinte link: