domingo, 31 de março de 2013

Controlo nas descargas de Castelo do Bode

Hoje foi mais um dia em que a barragem de Castelo do Bode esteve a descarregar pelas suas descargas de fundo e pelo descarregador de superfície. Apesar da grande quantidade de precipitação que ocorreu na zona durante o dia, o fluxo de pessoas a chegar à barragem para ver as descargas continuou muito elevado.

A elevada quantidade de água que é transportada nos rios Zêzere e Tejo, a jusante de Castelo do Bode, tem como consequência inundações em diversas zonas ao longo deste rios. Para minimizar estas consequências a quantidade de água que é descarregada nas barragens dos rios Zêzere e Tejo deve de ser controlada, o que em Castelo do Bode levou a um aumento da quantidade de água armazenada na albufeira e consequentemente da cota da água na albufeira. Esta cota já ultrapassou os 120,50m aproximando-se da cota de pleno armazenamento nos 121m.


sábado, 30 de março de 2013

4º Dia de descargas em Castelo do Bode

A barragem de Castelo do Bode já está no seu 4º dia consecutivo de descargas como consequência dos elevados caudais afluentes à albufeira. Hoje foi mais um dia com muitas pessoas a visitar a barragem, tal como foi o dia de ontem e se espera que seja o dia de amanhã.
Durante o dia as duas descargas de fundo e o descarregador de superfície estiveram em funcionamento. O descarregador de superfície alternou entre a abertura de apenas uma das duas comportas ou as duas comportas, não significando por isso um aumento ou diminuição do caudal que atravessa a barragem porque o descarregador encontra-se a funcionar ainda longe da sua capacidade máxima.

Durante a tarde de hoje o caudal afluente à albufeira tem aumentado como consequência do aumento do caudal efluente das duas barragens a montante, Bouçã e Cabril. Estas duas barragens encontram-se também a realizar descargas, com a barragem da Bouçã a utilizar toda a sua soleira como descarregador (http://castelodebode.blogspot.pt/2010/02/descargas-de-hoje.html). 

sexta-feira, 29 de março de 2013

Grande multidão acorre à Barragem de Castelo do Bode

O terceiro dia de descargas em Castelo do Bode está a ser marcado pela quantidade de pessoas que se deslocam até a barragem para ver as descargas. O gosto da população em geral por observar a barragem, especialmente numa altura de descargas ( http://castelodebode.blogspot.pt/2010/11/qual-sua-opiniao-acerca-da-barragem-de.html), aliado a um fim de semana prolongado, já levou possivelmente alguns milhares de pessoas a visitar a barragem de Castelo do Bode.
A barragem continua a descarregar pelas duas descargas de fundo e pelo descarregador de superfície.


quinta-feira, 28 de março de 2013

Mais um dia de descargas em Castelo do Bode

A barragem de Castelo do Bode continua a realizar descargas de água, descargas estas iniciadas no dia de ontem. Apesar de as descargas se terem iniciado pelos dois descarregadores de fundo, durante o dia de hoje foi aberto o descarregador de superfície.


As duas barragens a montante, Bouçã e Cabril, encontram-se a utilizar os seus descarregadores de cheias, estando a barragem da Bouçã a descarregar água sobre toda a sua soleira ( http://castelodebode.blogspot.pt/2010/02/descargas-de-hoje.html ). Destas duas barragens chega atualmente à albufeira de Castelo do Bode mais de 300m3/s, o que adicionado aos mais de 200m3/s provenientes das ribeiras afluentes à albufeira de Castelo do Bode e de outras fontes na bacia hidrográfica de Castelo do Bode, faz um total superior a 500m3/s. A abertura do descarregador de superfície durante o dia de hoje foi a melhor maneira de controlar a cota da água na albufeira, nos 120,1m.





A elevada quantidade de água que passa através da barragem de Castelo do Bode também tem consequências nas localidades a jusante, como é o caso de Constância.


quarta-feira, 27 de março de 2013

Castelo do Bode novamente em descargas

A barragem de Castelo do Bode abriu hoje as duas descargas de fundo para aumentar o seu caudal efluente, novamente como consequência da elevada precipitação ocorrida nos últimos dias na bacia hidrográfica do rio Zêzere. Esta é a segunda vez durante este ano que são abertas as descargas de fundo de Castelo do Bode.

Esta necessidade de aumentar o caudal que atravessa a barragem de Castelo do Bode era esperada porque as duas barragens a montante de Castelo do Bode, Bouçã e Cabril, encontram-se a utilizar as descargas de fundo e de superfície e como consequência, o caudal afluente à albufeira de Castelo do Bode por parte destas duas barragens é bastante próximo do caudal máximo turbinável em Castelo do Bode.

Neste momento a água na albufeira de Castelo do Bode encontra-se em torno da cota 119,90m.




quarta-feira, 13 de março de 2013

3º e último dia de descargas em Castelo do Bode

A descarga de fundo de Castelo do Bode foi hoje fechada e a barragem voltou ao seu regime normal de funcionamento. Ao todo foram 3 dias de descargas que mantiveram a cota da albufeira abaixo dos 120 metros, sendo esta a única barragem das 3 grandes barragens do rio Zêzere que esteve em descargas.


terça-feira, 12 de março de 2013

2º Dia de Descargas em Castelo do Bode

A barragem de Castelo do Bode continua com uma das suas descargas de fundo aberta, para evitar a subida da cota de água na albufeira que se encontra acima dos 119,80m.
Em seguida algumas fotos do dia de hoje.





segunda-feira, 11 de março de 2013

Castelo do Bode em Descargas

A barragem de Castelo do Bode encontra-se a descarregar pela sua descarga de fundo.




Para fazer face aos caudais afluentes provocados pelas intensas chuvas dos últimos dias, a barragem de Castelo do Bode abriu a sua descarga de fundo. Esta abertura acontece como consequência da aproximação da cota de água na albufeira aos 120 metros, valor já próximo do nível de pleno armazenamento.