domingo, 16 de dezembro de 2012

Barragem de Chevril vs Barragem de Castelo do Bode

A barragem de Chevril é uma barragem de arco de gravidade localizada em Tarentaise, perto da estância de Val d’Isère, em França, sobre o rio Isère.

A barragem foi inaugurada em 1953, próximo do ano de 1951 em que foi inaugurado Castelo do Bode. Na altura da sua inauguração, esta era a maior barragem de arco de gravidade da Europa, com 181 metros de altura, mais 66 metros de Castelo do Bode, mas a grande semelhança que existe entre as duas barragens é terem o mesmo autor de projeto, o Eng. A. Coyne.

O comprimento do coroamento da barragem de Chevril é de 296 metros, a sua largura no topo é de 10 metros e na base de 43,57m. Apesar da sua maior altura em relação a Castelo do Bode, esta barragem tem um volume de armazenamento de 230hm3, cerca de 4 vezes inferior a Castelo do Bode.

A barragem foi construída para produção de energia, sendo esta a função principal da barragem nos dias de hoje. A sua produção média anual é de 814GWh, um valor bastante superior à barragem de Castelo do Bode. No aspeto hidroelétrico, esta barragem é bastante diferente de Castelo do Bode, possuindo duas centrais hidroelétricas, afastadas da barragem. Uma das centrais, a de Brévières, é constituída por 3 grupos Francis de 32MW, funcionando com uma queda de água de 233 metros. A central de Malgovert é constituída por 4 grupo Pelton, de 83MW cada, a funcionar com uma queda de água de 750m. A grande diferença de produção de energia entre a barragem de Chevril e Castelo do Bode deve-se essencialmente à grande queda útil de água nas centrais hidroelétricas de Chevril, que resultam em muita energia do escoamento.




O paramento de jusante da barragem de Chevril está coberto com um fresco, da autoria de Jean-Marie Pierret, com a representação de Hércules.
Fontes:


  • http://en.structurae.de
  • http://www.marie-tignes.fr
  • http://www.larousse.com
  • http://www.techno-science.net
  • http://www.wikipedia.org
  • http://www.tignesnet.com
  • http://www.hydrelect.info