quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Castelo do Bode perto do Máximo Anual

A barragem de Castelo do Bode voltou a ser notícia na comunicação social Portuguesa. A precipitação que tem atingido a região centro nestes últimos dias, já levou a uma aumento significativo do caudal de diversos cursos de água, nomeadamente do rio Zêzere e rio Tejo.
O alerta de cheias no Tejo já foi activado, deixando prever um aumento da altura de água nas albufeiras e da quantidade de água nos rios, com a continuação da precipitação.

Na albufeira de Castelo do Bode, a cota do nível de água já se encontra próxima do máximo deste Inverno. Neste momento a albufeira encontra-se apenas a 1,32m do nível de pleno armazenamento e a 0,23m do nível máximo atingido durante este Inverno.
Nas albufeiras a montante a situação é idêntica. No Cabril a cota de água encontra-se a subir rapidamente para o nível de pleno armazenamento, enquanto que na Bouçã o descarregador de superfície estar a ser usado na sua parte central.

A previsão meteorológica para os próximos dias na bacia hidrográfica do rio Zêzere é de precipitação moderada, deixando assim aberta a possibilidade de abertura das descargas de fundo no Castelo do Bode.

Sem comentários:

Enviar um comentário