quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo


O blogue Barragem de Castelo do Bode deseja a todos os leitores um Feliz Ano Novo.
Neste momento a barragem da Bouçã está a entrar em grande no novo ano, com o descarregador de cheias a funcionar, debitando cerca de 15m3/s, sobre o coroamento da barragem.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Mínimo Ultrapassado

A albufeira de Castelo do Bode já está a aumentar a sua quantidade de água. O início da época das chuvas, que este ano tardou em aparecer, fez parar a diminuição do nível de água na albufeira, com o mínimo a ser atingido no dia 27 de Novembro.
Por esta altura, no ano de 2008, a cota de água na albufeira encontrava-se cerca de 30 cm abaixo da cota actual, o que faz prever que no fim do próximo Inverno, a albufeira poderá apresentar um nível máximo superior ao ano passado, ou até mesmo ter que recorrer ao descarregador de cheias.

De seguida é apresentado um gráfico com a variação da altura de água na albufeira, em metros, durante os últimos 365 dias.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Hoover vs Castelo do Bode

A barragem de Hoover localiza-se nos EUA, mais propriamente entre os estados do Arizona e Nevada, perto da localidade de Las Vegas. Atravessa o rio Colorado, rio com mais de 2000km de extensão e apresenta um caudal médio anual a rondar os 100m3/s, um valor cerca de duas vezes superior ao caudal do rio Zêzere.
A barragem foi finalizada 15 anos antes da barragem de Castelo do Bode e nessa altura representava a maior estrutura de betão armado e o maior produtor hidroeléctrico a nível mundial.


A barragem de Hoover é do tipo de arco de gravidade, com mais 106 metros de altura que o Castelo do Bode (221 metros) e menos 23 metros de largura. Em espessura a barragem de Hoover apresenta 13 metros no topo, um valor próximo do Castelo do Bode, mas na base tem cerca do dobro da espessura, com 203 metros.




A albufeira de Hoover é o maior reservatório feito pelo homem nos EUA. O seu enchimento demorou 6 anos e meio e apresenta uma extensão de 176km .

O descarregador de cheias de Hoover é bastante diferente do do Castelo do Bode. Desenvolve-se por um túnel pela margem do rio, não atravessando a barragem como o Castelo do Bode, e o seu inicio fica a montante da barragem numa das margens do rio. Os grandes descarregadores apenas foram usados 3 vezes na historia da barragem.


A barragem de Hoover possui a central eléctrica no pé da barragem tal como o Castelo de Bode. Apresenta 17 grupos geradores para produção de energia e produz cerca de 20 vezes mais energia que o Castelo do Bode. A central e o interior da barragem possuem cerca de 40000 metros quadrados de área de chão.