domingo, 24 de maio de 2009

Cabril vs Castelo do Bode

A Barragem do Cabril localiza-se no concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco. Tal como a barragem de Castelo de Bode, esta é uma barragem de gravidade, mandada construir por Salazar nos anos 50 do século passado. Ambas estão localizadas no rio Zêzere e tem como principal função a produção de energia eléctrica.


Nas dimensões a barragem do Cabril é 17 metros mais alta que o Castelo do Bode, mas o seu coroamento é mais pequeno 112 metros, porque encontra-se num vale mais "fechado" e consequentemente possui menos betão que a barragem de Castelo do Bode.

O descarregador de cheias é do tipo poço vertical, bastante diferente do Castelo de Bode, constituído por dois túneis que passam nas margens da barragem e vão desaguar a jusante desta. Este descarregador de cheias, tem um capacidade 50% inferior ao do Castelo do Bode.

A central hidroeléctrica localiza-se no pé da barragem, tal como no Castelo do Bode, mas é constituída apenas por 2 grupos francis, menos 1 que o Castelo de Bode. A potencia instalada e a média de energia produzida anualmente é cerca de 30% inferior ao Castelo de Bode.
A area inundada e o volume de água armazenado na albufeira é também cerca de 30% inferior ao do Castelo de Bode.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Seca reduz água nas barragens

Abril registou uma quebra de precipitação na ordem dos 20% face à média verificada nos últimos vinte anos. O resultado é uma redução do volume de água armazenado nas barragens em oito das 12 bacias hidrográficas, segundo divulgou o Instituto da Água. A falta de água determinou a duplicação para 16% do território classificado pelo Instituto de Meteorologia como em situação de seca severa.

As situações mais complicadas ocorrem na zona do Oeste, com apenas 44% do volume de água máximo, na bacia do rio Sado, 43% do total, e no rio Arade, Algarve, com 49%. Das 56 albufeiras monitorizadas, 22 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do total e cinco têm disponibilidades inferiores a 40%.

A barragem de Castelo de Bode (que abastece Lisboa) possui 85% do seu armazenamento. O Alqueva contraria esta tendência de redução e apresenta o segundo maior volume de sempre, atingindo a cota de 148,59 metros, tendo o máximo sido obtido em Março de 2007, com uma cota de 150,7 metros.

A seca atinge agora todo o território, com situações severas nos distritos de Setúbal, Castelo Branco e Bragança.

João Saramago

(in Correio da Manhã)